Metabolismo é o nome dado ao conjunto de transformações químicas que acontecem no seu organismo.
Essas reações químicas são responsáveis por manterem atividades vitais funcionando, como respiração e circulação sanguínea.
O metabolismo é influenciado por fatores genéticos, emocionais e também por padrões alimentares, bem como o consumo de alimentos processados.
A palavra metabolismo é frequentemente usada como taxa metabólica e se refere ao modo como seu corpo transforma as calorias ingeridas em energia.
Portanto, quanto maior for sua taxa metabólica, maior será sua queima de calorias.
7 Dicas de Como Acelerar seu Metabolismo
1 – Alimentos apimentados
Capsaicina é uma substância encontrada na pimenta, esse substância pode acelerar seu metabolismo.
Entretanto, esse efeito no organismo é bem pequeno mas aliado com outras dicas para acelerar o metabolismo o efeito se torna bem significante.
As principais pimentas do gênero Capsicum produzidas no Brasil são:
- Pimenta de cheiro;
- Pimenta de bode;
- Cumari-do-Pará;
- Malagueta;
- Dedo-de-moça;
- Biquinho
- Pimenta-do-Reino
- Cambuci
A quantidade de capsaicinoides de cada uma destas pimentas varia de acordo com a ardência dos frutos, quanto mais picante, maior a quantidade do princípio ativo.
2 – Treinos de alta intensidade
O HIIT ( High-intensity interval training ) é, sem dúvida, um dos maiores responsáveis por acelerar o metabolismo.
HIIT consiste em treinos de alta intensidade com intervalos que variam de 30 a 60 segundos.
Ele ajuda na queima de gordura e no aumento da taxa metabólica, mesmo depois de ter finalizado o treino. Além disso, o HIIT também ajuda a desenvolver mais músculos.
Segundo o American College of Sports Medicine, a modalidade é recomendada para quem tem pouco tempo e quer emagrecer, definir musculatura ou melhorar o condicionamento físico. (1)
3 – Água gelada
Pessoas que substituem bebidas açucaradas por água gelada tem mais sucesso na hora de perder peso.
Como a temperatura do corpo é de 37 graus, quando tomamos água a uma temperatura abaixo disso, o organismo gasta mais calorias para equilibrar a temperatura e, consequentemente, aumenta o metabolismo e queima gordura.
Além disso, beber água meia hora antes das refeições aumentará a sensação de saciedade.
4 – Beba chá verde
O principal benefício do chá verde é ajudar a emagrecer, porque tem cafeína e catequinas que aceleram o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia e aumente a queima de gordura.
Chá verde pode acelerar seu metabolismo em 3%. (2)
Além de acelerar o metabolismo, o chá verde possui poucas calorias, o que é bom para perder peso e ter uma saúde melhor.
O chá verde também aumenta a sensação de saciedade, o que evita que você coma mais que o recomendado.
5 – Durma bem
Não ter uma boa noite de sono pode aumentar os riscos de obesidade.
Pesquisadores descobriram que falta de sono interfere com os níveis normais de insulina.
Insulina tem um papel importante em garantir que as calorias que comemos sejam eficientemente queimadas para se tornarem energia.
Além disso, uma má noite de sono pode também aumentar os riscos de diabetes.
É ideal que você tenha suas oito horas de sono. Dessa forma, o corpo ficará mais relaxado e seu apetite também diminuirá.
6 – Café
A cafeína no café pode acelerar seu metabolismo, assim como o chá verde, o café também promove a queima de gordura.
A bebida tem um efeito termogênico e, por isso, ajuda na perda de peso. Também tem ação estimulante e auxilia a diminuir dores de cabeça.
Entretanto, esse efeito aparenta ser maior em pessoas magras. Um estudo mostrou que esse efeito em mulheres magras foi de 29%, mas apenas 10% em mulheres acima do peso. (3)
7 – Ganhe músculos
A construção de músculos pode aumentar seu metabolismo, pois os músculos são metabolicamente mais ativos do que a gordura.
Quando você ganha massa muscular, o seu ritmo metabólico em descanso também aumenta, ou seja, você queima mais calorias mesmo descansando.
Então se você ganhar músculos enquanto prática HIIT ou outra atividade física, você estará potencializando seus resultados ainda mais!