O mel engorda ou emagrece? essa é uma dúvida que paira na cabeça de quem está fazendo dieta e para aqueles que buscam uma alternativa para sair do açúcar.
Essa dúvida se o mel engorda podemos esclarecer nesse texto para você.
O mel é um adoçante natural saudável e acessível que pode ser utilizado para substituir o açúcar branco de mesa. Uma colher de chá de mel de abelha possui aproximadamente 18 calorias,
O mel é uma rica fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B e sais minerais, cálcio, ferro, fósforo, potássio, proteínas e vitamina C.
Além disso, o mel é menos calórico que o açúcar: possui cerca de 290 calorias/100g, enquanto o açúcar possui cerca de 394 calorias/100g.
Mas o Mel engorda ou emagrece?
O mel é um produto natural, e como todo carboidrato, pode te fazem engordar se consumido em doses exageradas e se você for uma pessoa que não costuma realizar atividades físicas.
Isso ocorre porque as calorias vindas dos carboidratos, que não são queimadas por atividades físicas, são convertidas em gordura.
Além disso, o mel é calórico e o consumo em excesso pode causar ganho de peso. O consumo exagerado de mel também pode elevar a presença de glicose no sangue, aumentando os níveis de insulina.
Quem tá de dieta pode consumir mel?
Os especialistas escoceses Mike Mcinnes e Stuart Mcinnes são autores do livro “A dieta do mel”, defendem que o consumo de 2 colheres de chá ou 1 colher de sopa rasa de mel antes de dormir, aliada a uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas, acelera a queima de gordura durante as 4 primeiras horas de sono.
Porém, o ideal é sempre procurar a opinião de um especialista. Converse com sua nutricionista sobre a inclusão do mel na sua dieta.
Veja também:
- 9 Benefícios do Mel Que Você Não Conhecia
- Coca-Cola Zero Engorda ou Emagrece?
- Yakult Engorda ou Emagrece?