Jejum intermitente é um método de emagrecimento que visa intercalar períodos jejum com períodos de alimentação.
Este método não diz quais alimentos devem ser ingeridos mas sim no horário que devem ser.
Isso não o torna uma “dieta convencional” mas sim um hábito alimentar.
Geralmente são indicados jejuns entre 10 a 24 horas. Que pode ser feito diariamente ou algumas vezes na semana.
Nos períodos em que a refeição é permitida são chamados janelas de alimentação. Quando a pessoa está no período do jejum, ela deve ingerir apenas alimentos com o mínimo de caloria possível, como água, chás e cafés sem açúcar.
Como fazer o Jejum intermitente
Por muito tempo o jejum intermitente tem sido popular e ao longo do tempo diversos métodos foram testados.
Mas todos os métodos testados focavam em dividir os dias ou semanas em períodos de alimentação e períodos de jejum. Com isso você come menos ou quase nada.
Estes são os jejuns mais comuns:
- Dieta 5:2 : Em dois dias não consecutivos da semana, você poderá comer entre 500-600 calorias. Nos outros 5 dias poderá comer normalmente.
- Coma-Pare-Coma : Este será um jejum de 24 horas , você fará este método uma ou duas vezes na semana em dias não consecutivos. Por exemplo, você para de comer no jantar e fica até o jantar do dia seguinte sem comer.
- Dieta 16/8 : Também conhecido como sistema Leangains. Este método foi desenvolvido pelo sueco Martin Bekhan e propõe ficar de jejum por 16 horas, e poderá fazer duas ou três refeições nas 8 horas restantes.
Todos os métodos do jejum intermitente farão você perder peso, desde que não compense comendo demais nas janelas de alimentação.
Alimentos para o Jejum intermitente
São indicados alimentos que aumente sua saciedade e reponham nutrientes. Lembrando que é para os momentos em que a alimentação é permitida.
Melhores escolhas: Legumes, verduras, proteínas com pouca gordura, cereais integrais.
Piores escolhas: Alimentos industrializado, doces, alimentos refinados.
Beba muita água
A água é fundamental e se torna mais importante quando se está em uma dieta, pois auxilia na redução de peso e da gordura corporal. Recomenda-se beber 2L por dia para os benefícios terem efeito no seu corpo, consumir um pouco mais em dias mais quentes.
Faça refeições inteligentes
Durante os períodos de alimentação do jejum intermitente, é importante que o corpo receba os nutrientes necessários para auxiliar no equilíbrio do organismo.
As refeições devem ser compostas por nutrientes necessários, alimentos ricos em fibras, como arroz integral e batata doce, proteínas saudáveis, como carnes de frango e de peixe e também rico em vegetais.
Nutricionistas recomendam que, além das fontes saudáveis de proteína, fibras e vegetais, as refeições devem conter grãos integrais e muita fruta.
O Jejum intermitente traz muito efeito quando os alimentos ingeridos nas janelas de alimentação possuem um grande valor nutricional.
Esqueça os alimentos processados
Como dito acima, uma das piores escolhas são os alimentos processados. Os alimentos que você deve consumir durante as janelas de alimentação do jejum intermitente devem ser saudáveis e frescos.
Evite ao máximo doces, biscoitos, alimentos enlatados ou congelados. Reduza o açúcar e sal quando for fazer suas alimentações.
É importante também evitar alimentos com muita gordura como molhos e queijos processados.
Evite também alimentos com cereais refinados como pães, arroz branco e massas.
Confira: Alimentos que te ajudam a emagrecer!
Dê preferência:
- Abacate: Rico em gordurais saudáveis e é ótimo para reduzir a fome.
- Ovos: São ótimas fontes de proteínas. Dê preferência aos ovos cozidos, pois ajudam a reduzir o colesterol e dão muita energia durante o jejum.
- Morangos: Além de nutritivos e saborosos, os morangos são ótima fonte de vitamina C.
Comer apenas quando sentir fome
Outro método que existe é comer só quando sentir muita fome. Nesse momento, a pessoa terá que consumir alimentos com grande poder de saciedade e possuam muitos nutrientes, como proteínas, legumes e verduras.
Porém, este método não é indicado para aqueles que não sabem diferenciar apetite da fome.
Vale lembrar que homens aguentam ficar mais tempo de jejum que as mulheres. Isso acontece porque eles possuem mais massa muscular, portanto tem reservas maiores de energias do que as mulheres.
Como o Jejum intermitente funciona no organismo
Quando estamos em jejum, muita coisa em nível celular acontece com o corpo nesse momento.
Uma das coisas é que o corpo altera seu níveis hormonais para utilizar a gordura corporal armazenada mais facilmente.
- Cetose : Após 5-6 horas de jejum, o corpo começa o processo de cetose. Estado metabólico que o corpo começa a transformar gordura em energia.
- Hormônio de crescimento: Nos períodos de jejum, seus níveis hormonais aumentam em até 5 vezes. Isso ajuda a perder peso e no ganho muscular.
- Reparar células: Estando em jejum, suas células começam o processo de reparo. Também são removidas proteínas antigas que se acumulam dentro das células.
Como o Jejum Intermitente ajuda a emagrecer
As pessoas recorrem ao jejum intermitente por ele ser efetivo em perder peso.
Quando você se alimenta, o organismo tem que dar um destino para a energia que acaba de ganhar.
Quando esta energia não é utilizada, o organismo a armazena em forma de gordura.
Quando o corpo fica sem energia, ele começa a utilizar a energia que foi armazenada, a gordura.
Por isso, quando você passa mais tempo em jejum, o corpo fica mais tempo utilizando a energia que foi armazenada com o tempo.
Benefícios do Jejum intermitente
Este jejum traz muitos benefícios para o corpo além de perder peso.
Quando este jejum é bem feito, ele traz vantagens como:
- Clareza mental
- Disposição
Alguns estudos apontam que o jejum também pode ajudar na saúde do coração.
Contraindicações do Jejum intermitente
O jejum intermitente não é indicado para:
- Gestantes e lactantes: Grávidas e quem está amamentando necessitam de muito nutriente. Como o bebê necessita de nutrientes, ficar grandes períodos sem se alimentar pode ocasionar riscos a saúde da mãe e do bebê.
- Crianças e adolescentes: Ainda estão na fase de desenvolvimento, por isso necessitando da quantidade certa de nutriente mas não prejudicar o crescimento.