A Dieta Paleolítica, também conhecida com dieta paleo, é famosa há anos entre pessoas que querem perder peso e também querem levar um estilo de vida mais saudável.
O que mais chama atenção nessa dieta é a forma como ela é feita. Seu principio é comer como faziam os homens das cavernas durante a Era Paleolítica.
Como não existia agricultura naquela época, a humanidade apenas caçava os animais e comia as frutas e vegetais que encontravam pela frente.
A dieta paleo propõe a volta da alimentação para qual o nosso organismo foi moldado a ter há milhões de anos por nossos ancestrais.
Este padrão alimentar foi construído na premissa de que doenças que são comuns hoje em dia, como diabetes, obesidade e problemas do coração, são respostas do organismo ao excesso de carboidratos, açúcar e alimentos processados.
Como é a Dieta Paleolítica
Como dito acima, a Dieta Paleo consiste em se alimentar como o homem se alimentava na era Paleolítica.
Então, naquela época, a alimentação consistia em carnes, peixes, frutas e vegetais. Sem existência de açúcar e laticínios.
O homem da era Paleolítica era muito mais forte e saudável. Alguns estudos mostram que desde que o homem começou a cultivar e consumir alimentos artificiais, a saúde decaiu e assim começou a surgir doenças que na época não existiam.
Assim como Caio Fleury compara, em seu livro A Dieta dos Nossos Ancestrais, a saúde, o estilo de vida e a alimentação dos nossos ancestrais ao estilo de vida do homem moderno.
Essa dieta leva a redução de peso, pois há redução no consumo de carboidratos. Carboidratos como arroz, pães e massas são eliminados e assim contribuindo para o emagrecimento.
Como fazer a Dieta Paleo
Alimentos processados, açúcar e cereais são excluídos do cardápio com a justificativa de que não eram consumidos na época.
Aumentar o consumo de carnes, frutos, vegetais e gorduras saudáveis e diminuir o consumo de carboidratos, alimentos industrializados e legumes.
No período Paleolítico, a carne proveniente dos animais era a alimentação principal.
As carnes são grandes fontes de proteínas, pois além de ser um nutriente muito importante para saúde, a proteína ajuda a acelerar o metabolismo que, por sua vez, ajuda a emagrecer.
No período Paleo, o homem não plantava arroz, trigo e milho e muito menos misturavam ou moíam os grãos.
As massa também não existiam nessa época e, portanto, são excluídas da dieta. Logo, as únicas fontes de carboidratos são as naturais.
Portanto, as únicas fontes de carboidratos são os legumes, verduras e frutas.
Alimentos Permitidos na Dieta Paleolítica
Nem todos os alimentos são permitidos na paleo diet, especialmente os industrializados, pois são ricos em carboidratos e isso quebrará totalmente sua dieta.
Por outro lado, alguns alimentos são permitidos e podem ser consumidos à vontade. Porém, devem ser consumidos com moderação.
Uma dica: Consuma os alimentos que você já gosta de comer e que são permitidos na paleo diet.
Dessa forma, você pode continuar na dieta de maneira natural, sem se sentir forçado em comer algo só por está liberado na dieta.
E, assim, transformá-la em um estilo de vida. Algumas pessoas já fazem isso e não se arrependem.
- Hortícolas: Você pode optar por alface, couves, tomate, melão, meloa, melancia, pepino, pimento, alho francês, cebola, cenoura, espinafre, nabo, abóbora, quiabo, agrião e beterraba.
- Carnes: Dê preferência as carnes de animais que pastam e não os que são alimentados com ração/grãos.
- Óleos saudáveis: Azeite, óleo de coco, óleo de macadâmia
- Oleaginosas: como amêndoa, amendoim, nozes ou avelãs.
- Peixes;
- Ovos;
- Frutas frescas;
O que Não Comer na Dieta Paleolítica
- Leite e derivados;
- Açúcar refinado;
- Alimentos processados;
- Alimentos enlatados;
- Sucos não naturais;
- óleos industriais;
- Biscoitos;
- Massas;
- Salgados;
- Bolos;
- Cerveja;
- Cereais: como trigo, feijão e soja.
Conheça essas dietas que também podem te interessar!
- Dieta do Ovo: Como perder até 14kg em sete dias!
- Dieta do Metabolismo Rápido: Como acelerar a queima de calorias!
- Dieta Cetogênica: Alimentos permitidos e cardápio!