O inhame, também conhecido em outras regiões como taro, é uma planta de origem africana e é muio cultivada ao redor do mundo.
No Brasil, o inhame é comum no norte e nordeste, e muitos brasileiros o têm na mesa, principalmente no lugar do pão no café da manhã.
Rico em carboidratos de baixo índice glicêmico, este tubérculo é uma excelente opção para energia durante a atividade física e manutenção de um peso saudável.
Também é rico em fibras, proteínas, vitamina C e vitaminas do complexo B. Quer mais? Você pode cozinhá-lo, comê-lo em saladas, chá ou até fazer suco de inhame.
Inhame: 7 Benefícios
Por conter grandes quantidades de carboidratos, fibras, minerais e vitaminas, o inhame oferece uma variedade de benefícios à saúde, principalmente:
- Pode aliviar os sintomas da depressão porque os carboidratos podem melhorar a função cerebral durante a produção de serotonina, o que leva a uma sensação de bem-estar.
- É bom para o cérebro– devido à grande quantidade de vitaminas do complexo B que estimulam a memória, são essenciais para a transmissão dos ímpetos nervosos e reduzem os efeitos do estresse diário;
- Ajuda na boa digestão e elimina toxinas do organismo
- Aumenta energia e disposição por ser rico em um tipo de carboidrato que é solto aos poucos no organismo, prolongando a energia e a disposição.
- Ajuda controlar glicose no sangue; Por conter fibras, o inhame diminui a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos.
- Ajuda diminuir os sintomas da menopausa; diosgenina Por conter um composto bioativo que possui efeito estrogênico e, por isso, pode ajudar no equilíbrio dos hormônios femininos.
- Faz bem para o coração; O inhame é rico em fibras, que por sua vez, ajudam reduzir os níveis de colesterol, um dos fatores responsáveis pelo surgimento de doenças cardiovasculares.
Confira: 9 Benefícios do Chá verde para Saúde ( Como Fazer)
Inhame Engorda?
Todo alimento quando consumido em grande quantidade pode engordar. Com o Inhame não é diferente, por ser rico em carboidratos e calorias, quando consumido de forma exagerada pode engordar.
Entretanto, o inhame contém fibras que dão saciedade, diminuindo a fome ao longo do dia.
Por isso, o ideal é consumir inhame de forma moderada, acompanhado de uma dieta equilibrada e exercícios físicos.